Nascida em Pederneiras no dia 12 de julho de 1924, filha de Salim Simão e Elisa Monte Simão
Descendente de sírio e italianos, que escolheram Pederneiras para viver e trabalhar. Odette nasceu, cresceu, estudou e fez-se adulta, também, em Pederneiras.
Casou-se com Aniz Rachid Razuk, libanês de origem, gerou e criou três filhos: Paulo Cesar Razuk, Vera Lúcia Razuk e Luíz Fernando Razuk.
Com o passar do tempo e com os filhos crescidos, aprendeu o ofício do marido: tornou-se comerciante ao auxiliá-lo.
Nas horas difíceis, pelas quais todos passamos, se dedicou a culinária árabe e sempre premiava, a quem encomendava seus quitutes, com algo a mais.
Assumiu totalmente o Mercadinho Número Um com o falecimento do marido em 1998.
Nos últimos anos, mesmo com dificuldades físicas, serviu a costumeira freguesia do Mercadinho até a data em que não tinha mais forças para abri-lo.
Foi exemplo de abdicação e de altruismo, pois, elevou-se acima de suas próprias necessidades. Para quem precisava havia sempre um gesto de proteção e carinho ao retirar um item da prateleira e colocar na sacola, muitas vezes às escondidas.
Mesmo com suas limitações queria se mostrar independente, mas, precisava de muita força e coragem para prepara suas encomendas e abrir o mercado.
Sem dúvida tinha uma virtude essencialmente feminina, a doçura aliada a força em estado de paz, uma força tranquila e doce, cheia de paciência e mansuetude.
Até nos deixar aos 98 anos, sem primeiro de novembro de 2022, teve uma vida partilhada, aos filhos de seu bem mais precioso, o amor de mãe e a comunidade o seu trabalho graças a sua força, uma força que acolheu e repeitou a todos que a procuraram.
Hoje sues restos mortais, como os de seus pais e marido, descansam em solo pederneirense.
Abaixo algumas fotos que demonstram a história de Odette Simão Razuk.